quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Movimento gota d'água

Uma coisinha séria hoje, pessoal. Meio ambiente. Todo mundo já tá CALVO de saber que no passar dos séculos não temos cuidado lá muito bem do nosso pedacinho de terra na galáxia, e os fatos são simples: Ou a gente se endireita ou vamos ter que procurar um lugar novo pra morar. É. Com a tecnologia de viagens espaciais basicamente no mesmo ponto que estava 20 ou 30 anos atrás. Em bom português: Não temos outro lugar para ir! Então, é sempre bom lembrarmos de cuidar do que temos aqui. E são as pequenas atitudes que fazem a diferença. Não dá para carregar uma montanha nas costas, mas bem que podemos mover rochas. Uma por uma.
E aqui está mais uma que precisa ser movida. Vocês já devem ter ouvido falar da usina de Belo Monte, não? Está nos jornais desde pelo menos o ano passado, que EU me lembre (se bobear, até mais), e não pensem que pelos jornais estarem falando MENOS dela agora significa que o problema foi resolvido. Não foi, o problema ainda está aí. Basicamente, nós o povo, estamos pagando impostos para a construção de uma usina MONSTRO que terá aproveitamento ÍNFIMO perto do que poderia ser, pois será construída em uma região de secas. E para sua construção, uma barragem será feita, destruindo completamente o Parque Nacional do Xingu. Então vejamos os problemas dessa ideia:

  • Estamos gastando bilhões de reais no financiamento dessa tranqueira, na forma de impostos pagos pelo contribuinte;
  • Uma hidrelétrica ENORME em uma região de secas produzirá muito, muito menos do que deveria (não lembro números, vejam o vídeo abaixo);
  • O Parque Nacional do Xingu é uma importante reserva florestal que será perdida com essa construção;
  • As populações indígenas da região serão afetadas, tendo que se deslocar, provavelmente para os grandes centros urbanos do Pará, aumentando os números dos mendigos e moradores de rua.
Como podem ver, há motivos suficientes para se preocupar. Então, que tal fazermos nossa parte e assinarmos o abaixo-assinado pela suspensão das obras? Pode não ser exatamente a coisa com efeito mais garantido, mas sinceramente? Sentar e reclamar que só nos roubam também não tem ajudado muito. Então, se puder, veja o vídeo anexo e visite o site: www.movimentogotadagua.com.br

Quero acreditar que podemos fazer a diferença. Vamos tentar, pessoal!



Nenhum comentário:

Postar um comentário